Regulamento - Campeonato Aberto

CMB – Clube dos Médicos da Bahia

REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL ABERTO – 2017

DAS INSCRIÇÕES

Art. 1 - As inscrições para o campeonato se encerraram no dia 05/03/2017. Poderão ser inscritos novos jogadores até a última rodada do 2º turno, observando- se as condições dos parágrafos abaixo:

Parágrafo 1º- Sócios e dependentes não inscritos que desejem participar do Campeonato 2017 deverão colocar seus nomes em lista de espera.

Parágrafo 2º- Novas inscrições por solicitação dos líderes: Os atletas deverão estar inscritos até 48 horas antes do início da partida. O prazo máximo para novas inscrições será 48 horas antes da última rodada do turno classificatório. Não serão permitidas inscrições para as semifinais e final, sob nenhuma condição.

Parágrafo 3º- Substituição de jogador: Até a 3ª (terceira) escolha, a substituição é livre, a critério do líder do time, atendendo as seguintes condições: a) lesão comprovada; b) mudança de cidade; c) desistência do jogador. Os substituíveis deverão apresentar pedido de afastamento por escrito, não podendo participar de nenhum campeonato no CMB, Aberto ou Sênior, no ano vigente.

 A partir da 4ª (quarta) escolha, a substituição deverá ser buscada na lista de espera, conforme inscrição cronológica.

Parágrafo 4º- O número mínimo de jogadores para cada time, será definido pela Diretoria do CMB, após encerradas as inscrições e comunicado aos líderes. Caso algum time fique com número insuficiente (abaixo do número definido pela Diretoria), poderá recorrer à lista de espera, conforme inscrição cronológica.

Art. 2 - A inscrição para o campeonato do aberto é permitida para sócios ou dependentes de qualquer idade.

Art. 3 – Cada time poderá inscrever quantos goleiros desejar, (desde que não esteja inscrito em outro time do campeonato aberto). A data limite de inscrição será a última rodada do 2º turno.O valor da inscrição de cada goleiro será R$70,00 (setenta reais).

Parágrafo 1º - Durante os jogos, o goleiro não poderá ultrapassar a linha do meio de campo, mesmo sem a bola, e, caso isto ocorra, será marcada falta técnica. Entretanto, os gols em lance do seu próprio campo, inclusive cobranças de falta, serão validados.

Parágrafo 2º - As inscrições dos goleiros serão livres, quanto à idade, quantidade de inscritos e condição do atleta, devendo os mesmos estarem inscritos antes de se iniciar a partida que irão participar.

FÓRMULA DE DISPUTAS

Art. 5 - O campeonato será disputado em três turnos.

Parágrafo 1º - Nos três, todos os times jogarão entre si, sendo considerado campeão do turno o time de melhor pontuação.

Parágrafo 2º - Por cada vitória o time vencedor ganhará 03 (três) pontos e, em caso de empate, cada time ganhará um ponto.

Parágrafo 3º - Caso duas ou mais equipes terminem empatadas, em número de pontos, ao final de cada turno, serão aplicados os seguintes critérios de desempate (pela ordem) para definição das colocações:

  • Maior número de vitórias no respectivo turno;
  • Maior saldo de gols no respectivo turno;
  • Ataque mais positivo no respectivo turno;
  • Confronto direto no respectivo turno;
  • Sorteio.

Parágrafo 4º - Quatro times se classificarão para as semifinais: os campeões de cada turno e o time de melhor índice técnico, excluídos os campeões. Caso o mesmo time seja campeão de dois ou três turnos, dois ou três times por índice técnico, completarão os semifinalistas.

Parágrafo 5º - Os times vencedores de cada turno farão jus a uma caixa de cerveja oferecida pelo Clube dos Médicos.

Art. 6 – As semifinais serão realizadas em jogos de ida e de volta, assim compostos:

  • Time com a 1ª melhor campanha X Time com a 4ª melhor campanha
  • Time com a 2ª melhor campanha X Time com a 3ª melhor campanha

Parágrafo 1º - Considerar-se-ão como melhores campanhas, os times com maior pontuação na somatória dos três turnos, e, em havendo empate em número de pontos, aplicar-se-ão os seguintes critérios de desempate, pela ordem:

  • Maior número de vitórias nos dois turnos;
  • Maior saldo de gols nos dois turnos;
  • Ataque mais positivo nos dois turnos;
  • Confronto direto nos dois turnos;
  • Sorteio.

Parágrafo 1º - Os times de melhores campanhas na somatória dos três turnos jogarão com a vantagem de dois empates ou uma derrota e uma vitória com o mesmo saldo de gols entre as duas partidas.

Art. 7 - Os times classificados nas semifinais farão a partida final em jogo único.

Parágrafo 1º- A final:

 No jogo final, os finalistas jogarão em igualdade de condições, o vencedor do jogo será o campeão. Havendo empate, teremos uma prorrogação de 20 minutos (dois tempos de 10 minutos sem intervalo). Persistindo o empate, o campeão será definido em 5 cobranças alternadas de pênaltis, continuando empatada, cobranças alternadas até definir o vencedor.

DISPUTA DOS JOGOS

Art. 8 - Os jogos serão disputados com o máximo de 9 (nove) jogadores, incluindo o goleiro.

Parágrafo único – As partidas só poderão ser iniciadas ou prosseguidas, com o  número mínimo de 6(seis) jogadores (incluindo o goleiro).

Art. 9 – Em cada rodada serão disputadas três partidas aos sábados.  As partidas terão os seguintes horários previstos para seu início: primeira partida às 14:50 h, a segunda às 16:15 h, a terceira às 17:40, havendo tolerância de 15 minutos para o início de cada uma (considerando o horário previsto do jogo).

Parágrafo 1º - De acordo com o Termo de Compromisso assinado pelos líderes dos times, caso uma equipe não se apresente no campo de jogo com o número mínimo de jogadores a até os 15 minutos de tolerância previsto, será considerada perdedora por W x O com o placar correspondente a 2 a 0 em favor da equipe adversária. Se ambas as equipes não tiverem número suficiente de jogadores, serão as duas consideradas perdedoras por W x O, sendo computados 2 gols negativos para cada uma.  Caso o jogo seja na semifinal, o time vencedor terá o número de gols necessário para sua classificação.

Parágrafo 2º - O mesmo critério será adotado se uma ou ambas as equipes, apesar de estar em campo com o número mínimo de jogadores, atrasar deliberadamente o início do jogo.

Parágrafo 3o - Havendo W x O, será realizado um “jogo baba” com os integrantes dos dois times, completados, se necessário, por sócios ou dependentes presentes não pertencentes aos dois times, apitado pelo árbitro escalado para o jogo.

Parágrafo 4o - Não havendo rodadas ou jogos programados por motivo de mau tempo ou outro evento significante, os mesmos serão reprogramados pela Diretoria do Clube, a qual cabe decidir sobre a suspensão da rodada ou dos jogos.

Art. 10 - Se por qualquer motivo uma equipe durante a partida ficar com número inferior ao mínimo de jogadores citado no parágrafo único do Artigo 8, a partida será suspensa e o time adversário será considerado vencedor pelo placar do momento da interrupção do jogo, caso esteja ganhando por dois ou mais gols, ou por 2 a 0 caso esteja ganhando por diferença de um gol, perdendo ou empatando.

Art. 11 - Os jogos terão a duração de 80 minutos, dividido em dois tempos de 40 minutos, com 5 minutos de intervalo.

Art. 12 - Não haverá limite de substituição de jogadores durante as partidas e os jogadores substituídos poderão retornar a participar do jogo.

Art. 13 – Poderá ocorrer a troca entre jogadores após a escolha dos times até a primeira rodada do 1º turno, bastando para isto a notificação aos líderes e, posteriormente, à Diretoria do Clube.

Art. 14 - Não será permitido o uso de chuteiras com birros.

DATAS DOS JOGOS

Art.15 – Os jogos serão realizados nas datas estipuladas na tabela divulgada e de conhecimento dos líderes. Conforme pauta do arbitral, será feito o possível para que as datas sejam mantidas. Cada time poderá mudar a data do seu jogo no máximo duas vezes durante o campeonato, excetuando-se a esta condição os seguintes jogos: O último jogo de cada turno, os jogos das semifinais e final. Para estes últimos as datas não poderão ser mudadas, exceto por determinação da Diretoria do CMB e por motivo excepcional. Para que seja aceita a troca do jogo, no momento da sua solicitação as equipes solicitantes deverão indicar a data acordada para a realização do mesmo, que deverá acontecer antes da rodada subsequente. Caso não seja atendida esta condição, não será aceita a troca da data do jogo e esta será mantido. Esta mudança contará para os dois times envolvidos no jogo, independente de quem solicitou a mudança.

Parágrafo 1º- Por motivo de força maior, poderá a Diretoria exercer o direito de alteração das datas dos jogos, independente da concordância dos líderes.

Parágrafo 2°- As datas das semifinais e finais serão divulgadas oportunamente pela Diretoria Clube dos Médicos, bem como a ordem dos jogos das semifinais.

UNIFORMES

Art. 16 – As equipes deverão, obrigatoriamente, estar devidamente uniformizadas com meiões, calções e camisas iguais, sendo estas últimas numeradas, não sendo permitido a repetição de números na mesma equipe.

Parágrafo único – Será facultativo o uso de meiões pelos jogadores que preferirem jogar descalços.

Art. 17 - Havendo semelhança nos padrões que venha causar ao árbitro dificuldades para a boa condução da partida, deverá ser realizado um sorteio entre as equipes, ficando o perdedor obrigado a trocar de uniforme, podendo utilizar-se de material do clube ou fazer uso de colete sobre a camisa.

PARTICIPAÇÃO DOS JOGADORES

Art. 18 - Para participar dos jogos os jogadores deverão estar devidamente inscritos e em dia com suas obrigações no clube (pagamento da inscrição no campeonato, pagamento de anuidade mesmo que parcelada, ou pagamento de qualquer outro débito junto à ABM).

Parágrafo 1o – Não será permitida a participação nos jogos do sócio em débito (último trimestre) com a Associação Bahiana de Medicina.

Parágrafo 2o - Caso o pagamento tenha sido feito em instituição bancária e a secretaria do clube não tenha recebido este comprovante, o jogador poderá atuar, porém, obriga-se a apresentar o comprovante de pagamento com a data do dia ou anterior ao jogo.Caso seja comprovado atraso ou falta de pagamento, o jogador estará automaticamente suspenso do jogo seguinte de seu time.

Art. 19 – Todos os inscritos no campeonato terão direito a jogar pelo menos 40 minutos em cada partida ou outro critério de participação adotado em comum acordo com o líder do time. Caso o jogador participe também do Campeonato de Veteranos, o tempo mínimo de direito será de 15 minutos.

Parágrafo 1° - Caso o jogador não tenha o seu direito respeitado, e solicitar por escrito até 48 horas após o jogo, terá o direito de jogar os dois tempos na partida seguinte.

Parágrafo 2° - Caso algum jogador, tendo seu direito já atendido pelo time, não atenda à decisão de sair do jogo por solicitação do líder, será punido com suspensão automática de um jogo, a ser cumprida no jogo seguinte após comunicação por escrito do líder à Diretoria do Clube.

PENALIDADES

Art. 20 - O jogador punido com três cartões amarelos será suspenso automaticamente por um jogo. Se punido com cartão vermelho, fica automaticamente suspenso da partida seguinte.

Parágrafo 1° – Ao final de cada turno, os cartões amarelos serão zerados, mesmo para aqueles que recebam o 3º cartão amarelo na última partida do turno.

Parágrafo 2° - O jogador que tiver recebido um cartão amarelo durante uma partida, caso receba um segundo amarelo (e em consequência o vermelho) na mesma partida, será afastado do jogo, porém não cumprirá suspensão automática. Neste caso, um cartão amarelo será computado para as partidas seguintes. Caso o cartão seja o vermelho direto, sairá do jogo e cumprirá suspensão automática, exceto se este cartão for por impedir o gol com a mão na bola, neste caso será expulso, mas poderá jogar a partida seguinte.

Art. 21 - O jogador expulso de campo (por cartão vermelho) poderá ser suspenso por mais jogos, independentemente da suspensão automática, se assim a Diretoria do Clube decidir, a quem cabe o julgamento, baseado na súmula do árbitro, relatório do mesário ou de qualquer um dos Diretores presentes no Clube.

Art. 22 - Ficam estabelecidas as penas mínimas abaixo relacionadas:

  • Expulsão simples – um jogo (automática);
  • Ofensas à direção do clube – dois jogos;
  • Ofensas à integridade moral do árbitro – dois jogos;
  • Tentativa de agressão ao árbitro – dois jogos;
  • Tentativa de agressão ao colega – dois jogos;
  • Agressão física a colega – três jogos, independente de julgamento pela Diretoria do Clube que poderá ampliar ou aplicar outras penalidades;
  • Agressão física a árbitros – três jogos, independente de julgamento pela Diretoria do Clube que poderá ampliar ou aplicar outras penalidades.

PROTESTOS

Art. 23 - Caso alguma equipe se sinta prejudicada por qualquer motivo, terá o prazo de 72 horas, contadas a partir do término da partida que gerou o fato, para o (s) devido (s) protesto (s) através requerimento à Diretoria do Clube, assinado pelo seu líder.

ARBITRAGEM

Art. 24 - Os árbitros e assistentes dos jogos deverão pertencer, preferencialmente, ao  quadro de árbitros da Federação Bahiana de Futebol.

Parágrafo 1º- No 1º turno as partidas serão apitadas pelo quadro de arbitragem coordenado pelo Sr. Jomar Maia, podendo este quadro permanecer até o final do campeonato.

Parágrafo 2º- Na impossibilidade de não comparecimento aos jogos programados, o Diretor do Clube escolherá, juntamente com os líderes dos times competidores, os substitutos dentre os associados do Clube dos Médicos.

PREMIAÇÕES

Art. 25 – Serão as seguintes as premiações do campeonato:

  • Time campeão: taça e medalhas,
  • Time vice-campeão: taça e medalhas,
  • Melhor jogador: uma placa e jantar com direito a acompanhante (local a ser designado pela diretoria do clube).
  • Artilheiro: uma placa e um jantar com direito a acompanhante (local a ser designado pela diretoria do clube),
  • Jogador revelação: uma placa e um jantar com direito a acompanhante (local a ser designado pela diretoria do clube),
  • Goleiro menos vazado: uma placa e um jantar com direito a acompanhante (local a ser designado pela diretoria do clube).

Parágrafo 1º - O goleiro, para concorrer à premiação de menos vazado, deverá participar de no mínimo 70% dos jogos do seu time.

Art. 26 – As escolhas dos melhores do ano serão realizadas de acordo com as notas atribuídas pelas estatísticas que ocorrerão durante o ano, trabalho realizado pelo senhor João Max.

CÂMARA DOS LÍDERES

Art. 27 - Denomina-se Câmara dos Líderes, a comissão formada por líderes dos times, cujo objetivo é fazer cumprir o regulamento do campeonato.

Art. 28 - A Comissão referida no artigo anterior se reunirá quando convocada pela  Diretoria do Clube.

Art. 29 – Qualquer mudança no regulamento do campeonato só poderá ser feita se houver unanimidade da Comissão referida nos artigos anteriores, ficando já determinado que a Diretoria do clube terá direito a veto em qualquer decisão.

Art. 30 – É vedada à Comissão citada participar do julgamento de infrações cometidas por jogadores.

CASOS OMISSOS

Art. 31 - Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Diretoria. Este regulamento foi elaborado por Evânio Tavares ("Presidente"), Ronaldo Barros (Diretor Administrativo), Luiz Augusto Vasconcelos (Diretor de Esportes), com a colaboração de: Irlan Filho, Gabriel Sapucaia, Fábio Augusto, Allyson, Lucas Casais, Pepy, Bruno Vicente, Gustavo Gomes, entre outros.

 Salvador, 11 de março de 2017.  

Evânio Tavares
("Presidente")


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. ABM Sede Social. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital